Realizar a reflexão sobre o
sistema alfabética, incentivar o estímulo da consciência fonológica, e
possibilitar que as crianças possam explorar o poder da escuta e pratiquem sua
atenção em determinados sons de seu interesse, esse são os objetivos de uma atividade
desenvolvida pelos alunos do curso de Pedagogia da Uneb, Campus III em
Juazeiro.
A atividade foi executada a
partir de orientações recebidas durante a disciplina Alfabetização e
Linguística, baseada na fonética e fonologia. O uso de jogos manuais confeccionado
pelos graduandos potencializa a construção do conhecimento pelos jovens que vão
acompanhar as atividades.
Adeilda Martins, professora
do curso de Pedagogia, apresenta as formas de aprendizado, “A gente pode
alfabetizar letrando a partir do lúdico, que é o jogo. Então para que as
crianças se apropriem do sistema alfabético, há essa possibilidade de ensinar a
partir dos jogos, que são recursos lúdicos. Ele não deve ser o único, claro, a
ser explorado nas práticas da sala de aula, mas é um recuso que potencializa a
construção do conhecimento.”
Para apresentar o trabalho,
os alunos promoveram a VII Amostra de Jogos Fonológicos: Brincando com a
fonóloga para a construção do letramento, onde os jogos utilizados e os alunos
que participaram desta experiência estiveram presentes.
Adriana Campana, aluna do 6º
período de Pedagogia, afirma que: “Importante pensar na criança e refletir como
ela vai jogar e como ela vai melhor a ciência fonológica. Ao aplicar os jogos é
interessante vê a atuação das crianças e como ela se relacionou com o jogo
pensado para elas.”
Por: Ana Carla Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário