quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Aprendizado a partir do lúdico

Realizar a reflexão sobre o sistema alfabética, incentivar o estímulo da consciência fonológica, e possibilitar que as crianças possam explorar o poder da escuta e pratiquem sua atenção em determinados sons de seu interesse, esse são os objetivos de uma atividade desenvolvida pelos alunos do curso de Pedagogia da Uneb, Campus III em Juazeiro.

A atividade foi executada a partir de orientações recebidas durante a disciplina Alfabetização e Linguística, baseada na fonética e fonologia. O uso de jogos manuais confeccionado pelos graduandos potencializa a construção do conhecimento pelos jovens que vão acompanhar as atividades.

Adeilda Martins, professora do curso de Pedagogia, apresenta as formas de aprendizado, “A gente pode alfabetizar letrando a partir do lúdico, que é o jogo. Então para que as crianças se apropriem do sistema alfabético, há essa possibilidade de ensinar a partir dos jogos, que são recursos lúdicos. Ele não deve ser o único, claro, a ser explorado nas práticas da sala de aula, mas é um recuso que potencializa a construção do conhecimento.”

Para apresentar o trabalho, os alunos promoveram a VII Amostra de Jogos Fonológicos: Brincando com a fonóloga para a construção do letramento, onde os jogos utilizados e os alunos que participaram desta experiência estiveram presentes.

Adriana Campana, aluna do 6º período de Pedagogia, afirma que: “Importante pensar na criança e refletir como ela vai jogar e como ela vai melhor a ciência fonológica. Ao aplicar os jogos é interessante vê a atuação das crianças e como ela se relacionou com o jogo pensado para elas.”

Por: Ana Carla Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário