sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Um dicionário que informa características do sertão nordestino

Com o intuito de catalogar e criar novas palavras foi criado o site Lexiss, que entra no ar a partir de hoje. O site é um dicionário on line com verbetes de origem quilombolas, indígenas e de palavras sertanejas encontradas na literatura. A plataforma online é um projeto de pesquisa desenvolvido por alunos e professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com apoio da a Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESP).

A lexicografia é uma disciplina com práticas cientificas que utiliza de maneiras teóricas e práticas na construção de um dicionário. O objetivo do site é manter viva a cultura da região através dessas palavras, como também capacitar experiências formativas interculturais para educadores e estudantes.

Considerando que o território do Sertão do São Francisco é rico em diversas características culturas e que na região semiárida podemos encontrar o que denominam de interculturalidade. Onde grupos sociais e outras sociedades interagem com diferentes culturas, seja ela, étnicas, indígena ou demais origens. O site vai contribuir para difundir toda essa riqueza cultural.

 O professor Cosme dos Santos, idealizador do projeto, explica como surgiu a ideia de criar o site; “é verdade que temos uma ausência de um dicionário léxico  gráfico para região do semiárido, e o Lexiss tem uma função nesse sentido, de que essa realidade seja visibilizada pela pesquisa através do dicionário”.

O Lexiss já possui mais de 350 palavras cadastradas para consulta, mostrando um diferencial dos demais dicionários existentes no mercado

Por: Adriane Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário