sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O verdadeira sentido de ser pai

Nesta semana, comecei a produzir uma pauta para o “Papo Família”, quadro de uma emissora de telecomunicações da região. Estava procurando mães e pais independentes e logo imaginei como seria difícil encontrar pais que criam seus filhos sem a ajuda das mães, porque o contrário seria bem mais fácil de localizar.

Mas, ao começar a ligar para alguns contatos, percebi que estava um tanto enganada. Lógico que o número de mulheres que criam seus filhos sozinhas é maior, mas me dei conta da grande quantidade de pais que passam pela mesma situação.Afinal, não é fácil educar uma criança, ainda mais sozinha, num país que é o 18º mais violento do mundo, segundo o Instituto Avante Brasil (IAB) e com a 34º pior educação, segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês).

Liguei para alguns pais independentes e as histórias logo iam surgindo. Cícero Walisson, cria seu filho de 3 anos e desde os 6 meses a mãe não participa mais da vida da criança. Já com Higino da Silva, que é pai de um menino de 12 anos, diz não lembrar o tempo certo que o filho não vê a mãe, só falou que faz muito tempo e não quis contar o motivo da separação, por considerar a história muito longa.

Certo que muitas mulheres são criadas para ser mães e desempenhar esse papel da melhor maneira possível. No entanto, quando as fatalidades da vida impendem que esse curso seja seguido, é admirável encontrar nos pais um exemplo de vida, persistência e vitória. Afinal, ninguém faz filho sozinho e é preciso que as pessoas compreendam que a responsabilidade é igual para ambos.

Por: Ana Marina Caldeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário