quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Brinquedoteca – recuperando a arte de brincar

Apresentação nas escolas de Juazeiro
Foto:Arquivo Pessoal
Há dois meses, alunos da Escola Estadual Rotary Clube em Juazeiro, preparavam uma coreografia para comemorar o dia das crianças. A partir disso, surgiu a ideia de resgatar as antigas  brincadeiras, para os passos da dança e música.

A cada dia mais as crianças estão atraídas pelas novas tecnologias. Joguinhos, vídeos, e diversos aplicativos que seduzem meninos e meninas para o mundo virtual.  Por mais que a rede contemple variados tipos de jogos, inclusive educativos, muitas dessas crianças acabam perdendo a arte de brincar e desenvolver novas amizades. O que acaba gerando um breve esquecimento de brincadeiras consideradas de ruas como; amarelinha, pega- pega, pião e muitas outras.

O projeto intitulado Brinquedoteca, além de lembrar as antigas brincadeiras, também é uma forma de mostrar para esses meninos (as) como seus pais, avós e bisavós brincavam em suas respectivas épocas, quando não existia o uso da internet. Atualmente o grupo é composto por 12 alunos com faixa etária de 11 a 15 anos.

 Para o coordenador do projeto Herbet Gomes, a sociedade esta mais aberta à cultura em geral, mas, ainda consegue notar um pouco de preconceito gerado por ela; “Hoje a sociedade é mais aberta pra eventos culturais sejam eles de dança, música ou teatro. Quando falamos em dança o preconceito vem para os homens que são bailarinos, a mesma ainda tem uma visão em que só mulheres podem dançar”.

 Outra proposta do projeto é mostrar para os jovens do século XXI que também se pode encontrar diversão nesses tipos de brincadeiras denominadas “antigas”. Mesmo estando com pouco tempo de atuação, o Brinquedoteca trabalha de forma assídua na elaboração de futuros projetos culturais, a exemplo de um grande espetáculo, e na propagação de que outros jovens e crianças possam vivenciar e levar consigo  essas experiências. Finaliza Herbet Gomes.

Por: Adriane Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário