terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A educomunicação como “o grande presente”

Atualmente, a educomunicação está dando seus passos em comunidades e escolas a fim de aproximar as pessoas, reafirmar os direitos de comunicação, formação de sujeitos por atividades lúdicas e debates em prol da transformação social. A jornalista e mestre em Educação, Ceres Marisa Silva dos Santos, trabalhou como coordenadora da Comissão de Estudos Afrobrasileiro (CEAFRO) e dedicou parte da sua experiência com a área da Educomunicação, idealizada por Ismar de Oliveira.

Foto: Arquivo pessoal
Sua trajetória acadêmica como professora deu início nos anos 2005 a 2009 na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), retornando em 2011 quando se firmou no corpo docente da instituição. Seu envolvimento com a educomunicação foi dado por projetos em comunidade populares que, na maioria dos casos, foram proporcionados pelo CEAFRO.

“Os resultados de uma ação de Educom é o grande presente. Ver crianças produzindo programas de rádio, editando, gravando programas, avaliando programas ou produzindo jornais é algo muito gratificante”afirmou a professora.

Suas principais referências na área são Ismar de Oliveira Soares, Fernando Rosetti, Cicília Peruzzo, Mario Kaplum, Juan Diaz Bordenave e Paulo Freire. Intercalar conhecimentos de educação e comunicação são fundamentais para as oficinas de “educom”; a mestra Ceres cita que a experiência de jornalista, desde a função de repórter à editora, contribuíram para capacitar jovens para a confecção de produtos midiáticos alternativos.

A escolha do público é feita em conjunto e, nas palavras da entrevistada, “o\a estudante é especial, pois reúne um conjunto de particularidades que precisamos conhecer e respeitar”. Os maiores desafios estão no espaço escolar, quando professores distanciam-se da proposta do projeto e não se interessam em envolver-se juntamente com os alunos; além disso, a falta de equipamento e profissionais que saibam manuseá-los dificulta nas produções. Ceres Santos selecionou dentre as suas principais leituras, àquelas que são para si e interessados na Educomunicação fundamentais para tomar conhecimento adequado do tema:

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Coleção Polêmicas do nosso tempo. Autores Associados, 2ª edição, 2001.

CEP, Rede. Comunicação, Educação e Participação para uma educação pública de qualidade. 2012

CITELLI. Educomunicação, construindo uma nova área do conhecimento. Paulinas, 2ª edição, 2011.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão & Educação, fluir e pensar a TV. Autêntica, 2ª edição, 2003.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

PERUZZO, Cicília M. Krohling. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. Petrópolis RJ: Vozes. 1998

ROSSETTI, Fernando. Mídia e escola – perspectivas para políticas públicas. Central de Projetos, Educarte, Unicef, 2005.

SCHAUN, Angela. Educomunicação, reflexões e princípios. Mauad\Fapesb, 2002.


SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação, o conceito, o profissional, a aplicação. Contribuições para a reforma do Ensino Médio. PAULINAS, 2ª edição, 2011.


POR: Amanda Santos

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