sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Reajuste da mensalidade deve aumentar mais de 10% em Petrolina

Com a chegada do fim do ano, começa a preocupação dos pais e responsáveis em relação aos gastos do ano seguinte, principalmente quando o assunto é a educação dos estudantes. Para os educandos de escolas particulares, a lista de despesa é variada: livros, materiais escolares, matrícula e uniforme fazem parte do custo investido. 

Edileide Dias, tem dois filhos estudantes de escolas particulares, este ano ela investiu cerca de 775 reais mensais com a educação das crianças, “ano que vem, eu vou gastar cerca de 900 reais com as escolas dos meus filhos, como pago o semestre adiantado, acabo economizando". Edineide comentou ainda que além do acréscimo no preço da mensalidade, existe o reajuste na série que os filhos frequentam, “conforme meus filhos passam de ano, o preço da mensalidade também aumenta”, pontua.

A gestora de uma escola tradicional de Petrolina, Terezinha Coelho, comentou o percentual que vai ser ajustado no preço da mensalidade para 2014, “ano que vem o reajuste será em torno de 10,8% a 11,2%”, para os responsáveis que pretendem pagar o semestre ou o ano antecipado, Terezinha esclarece, “vai depender do caso, não tem um valor estipulado”.

O diretor de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon) de Petrolina, Camargo Lima, alerta para as possíveis cobranças abusivas. “A instituição deve divulgar o valor do reajuste, com no mínimo 45 dias antes da data que a matrícula será encerrada”.

Para os consumidores que considerarem a cobrança excessiva, poderá solicitar a escola uma planilha detalhada, que comprove onde o dinheiro será investido. Outra questão que os responsáveis devem estar atentos é a cobrança da rematrícula, segundo o Código do Consumidor, a matrícula só deve ser cobrada uma vez, quando os estudantes ingressam na instituição de ensino.

Por: Ana Marina Caldeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário