quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Curso de “Doulas Comunitárias” é oferecido em Juazeiro

Em um dos momentos mais importantes na vida da mulher, o parto constitui o período de muitas expectativas, ansiedades, preocupação, euforia e felicidade. Para isso, as futuras mamães recebem apoio de familiares e amigos. Mas, o que deve ser feito se a paciente estiver sozinha? Quem fará companhia em uma das fases mais duvidosas: Parto normal ou Cesária? Amamentar ou não? Este acompanhamento pode ser feito por voluntárias conhecidas como “Doulas Comunitárias”, que auxiliam no ante e pós-processo do parto.

Na cidade de Juazeiro, está sendo oferecido o curso de Doulas para um grupo de 15 voluntárias – selecionadas por currículo e afinidades com a área a ser desenvolvida – a fim de contribuir com o público feminino local. O evento conta com um grupo de instrutoras vindas de Belo Horizonte, Minas Gerais, como: a psicóloga Júlia Cristina Amaral Horta, a enfermeira obstetra Carla Danielle Guanabens e a doula comunitária Maria Mazerelo de Freitas. 

De acordo com a coordenadora do curso, Luciana Florintino, a proposta das atividades de doulas no Hospital Sofia Feldam (HSF)iniciou desde a implantação da unidade de Maternidade do município; devido ao processo ser inicial, o grupo é pequeno, mas pretende-se se expandir mais à frente. “A doula ajuda num atendimento mais individualizado, próximo da mulher no momento do parto. O processo de humanização no parto já acontece há três anos; esta é uma forma da mulher ter autonomia, segurança e conforto durante o esse processo, além de menos uso das mecanizações para um parto normal”, afirmou a coordenadora.

O encontro de hoje aconteceu das 08h às 19h30, no Centro de Saúde III de Juazeiro, com uma programação variada no intuito de debater os processos que, tanto a gestante como a “doula” terá contato daqui em diante. Temáticas como gestação, sensibilização corporal e noções de biossegurança foram pautas discutidas, para que possa agregar a atividade das voluntárias a esta profissão na Maternidade de Juazeiro.

                             [F] Divulgação/ ASCOM                                                                                        
Para a aluna voluntária, Ana Paula Farias da Silva, o curso é bastante enriquecedor. Para ela, ser doula é contribuir com o próximo de forma mais humana e agradável para quem está para ter um bebê. “Até então eu não sabia o que era doula, Foi pesquisar e achei muito interessante, pois é uma pessoa que ajuda a outra em um momento tenso, difícil, que é pra dar a luz! Comecei a fazer técnica de enfermagem e parei, mas depois desse curso eu pretendo continuar para poder ajudar outras pessoas, porque é disso que eu gosto”, concluiu animada.

O curso, que iniciou nesta terça-feira (24), encerra amanhã na Maternidade Municipal, das 8h às 12h. Esta é ação da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), Ministério da Saúde e o Hospital Sofia Feldam (HSF).

Por: Amanda Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário