quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Jovens debatem Mercado de trabalho durante Encontro Vocacional

“Infelizmente é um problema sério que a gente tem hoje. As vagas nas universidades públicas tão disputadas. O aluno passa com tanta dificuldade e na metade do curso vai e desiste.”  Disse o Psicólogo, Tonivaldo Barbosa.


Durante o Encontro Vocacional que aconteceu no último sábado (14), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), estiveram presentes cerca de 100 alunos do pré-vestibular Universidade para Todos, além de monitores e coordenadores do programa.

O evento teve como objetivo, debater as profissões e suas áreas de abrangência, para ajudar na decisão dos jovens. Além de orienta-los a fazer um planejamento prévio, evitando assim a desistência destes jovens dos cursos de forma prematura.

A aluna Rosicleide Passos, disse que, “para quem tem dificuldade para saber o que quer, o momento foi bastante importante”.

O palestrante do encontro, Tonivaldo Barbosa, ressaltou alguns dos possíveis problemas enfrentados pelos jovens ao ingressar na Universidade. Entre os mais frequentes estão: dificuldades financeira; problemas psicológicos e de saúde; e a distância dos familiares. E reforçou a ideia de planejamento por parte dos estudantes: “Infelizmente é um problema sério que a gente tem hoje. As vagas nas universidades públicas tão disputadas. O aluno passa com tanta dificuldade e na metade do curso vai e desiste. Então, a intenção da gente é tentar filtrar um pouco isso, fazendo com que eles parem e pensem um pouco antes de adentrar inclusive na universidade.”

Após a palestra, os jovens ainda participaram de feira das profissões, onde tiveram a oportunidade de discutir de maneira mais ampla sobre áreas específicas, através de grupos montados por afinidade nessas áreas.

Por: Cátia Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário