terça-feira, 24 de setembro de 2013

Educação alimentar - uma nova maneira de conquistar benefícios para saúde

A educação alimentar é uma forma de aconselhar as pessoas a terem uma vida mais saudável, através de readequação de hábitos alimentares. Para isso, é necessário que o corpo possa absorver uma boa quantidade de carboidratos, proteínas, vitaminas, sais minerais e bastante água. Essa mudança de hábito pode proporcionar grandes benefícios para nossa saúde, como: disposição para realizar exercícios, manter a pele hidratada, equilíbrio de peso, menor chance de adoecer entre outros.

Mas, ainda assim as pessoas se negam a mudar sua rotina alimentar para consumir produtos enlatados, frituras, alimentos com presença de corantes, açúcares, e são eles os principias atores de reclamações dos profissionais nutricionistas e médicos em geral.

Nesses casos onde somos diariamente bombardeados com receitas artificialmente saborosas, devemos (re)tomar as atenções, principalmente, com alimentos que podem causar doenças crônicas, como: diabetes e colesterol. Embora, muitos desses males sejam gerados por questões genéticas, é sempre bom estar atento a esses cuidados alimentares para manter uma boa qualidade de vida, priorizando nossa saúde.


A nutricionista Xênusa Nunes, explica que uma das principais dificuldades dessa mudança alimentar está agregada a falta de informação, renda familiar, tabus, disponibilidade de determinados alimentos na região e a cultura local. “Não existe uma faixa etária especifica para essa transformação alimentar. Criança a partir de 06 meses já pode introduzir novos alimentos em sua cadeia nutricional”. Complementa a nutricionista.

Por: Adriane Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário