sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Quem educa transmite, quem aprende repassa!

Parece-me que a discussão sobre Educação Contextualizada não está centralizada apenas nos pólos institucionais, como órgãos municipais e universidades. Ao que tudo indicava, eu só ouvia essa temática dentro de casa, pois no período em que minha mãe ainda estava na faculdade de Pedagogia, falava-se sobre isso durantes às aulas e ela tentava levar para o colégio onde fazia o estágio.

- Você vai ver, Amanda! Os meninos vão aprender mais e de modo criativo. Você sabe que já te ajudava em casa ensinando e brincando, agora eu vou tentar colocar isso dentro do colégio com um perfil para adolescente. - comentou minha mãe enquanto criava os planos de aula.

Não é à toa que minha casa virou "point" de visita das alunas de minha mãe. Não é à toa que eu sempre a admirei pela criatividade; nunca vi uma professora de banca misturar coisas do cotidiano com textos das atividades escolares. Parecia que tudo ficava mais simples, e víamos isso nas notas!

- Ôh minha neta, uns moços da sua idade estão querendo ensinar um velho como eu a cuidar da terra. Veja só! E num' é que estou aprendendo uns truques! - com um tom feliz, disse meu avô em uma conversa ao telefone.

Pois bem. Educação contextualizada não está somente para o âmbito escolar, mas é uma discussão levada ao campo, por exemplo. Em um artigo da UNICEF, diz que a educação contextualizada  "tem como base pedagógica a adaptação de conteúdos escolares à realidade do Semi-árido e a valorização da agricultura e do campo" (p. 04). A maior referência que a cidade de Juazeiro apresenta nesse campo é o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) que resgata a valorização da região semiárido e luta pela quebra dos esteriótipos de terra rachada, sem água, sem vida existente no sertão.


É curioso como uma informação liga a outra e essas ligações foram bem apresentadas nos últimos dias, entre 11 e 13 de setembro na Universidade do Estado da Bahia, nos debates do III Workshop Nacional em Educação Contextualizada e II Colóquio de Pós-Graduação do Vale do São Francisco. Se quiser saber mais sobre esse encontro acesse: NEPEC-SAB e também está disponível uma matéria sobre o evento na WEBTV.


Por: Amanda Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário