quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Mestrado em Educação, Cultura e territórios semiáridos será apresentado a Comunidade Juazeirense

Nesta quarta-feira a Universidade do Estado da Bahia realizará o lançamento do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar - Mestrado em Educação Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA. A apresentação do mestrado, será ás 19h e  faz parte da programação do II Colóquio de Pós-Graduação do Vale do São Francisco: Territórios e Interculturalidade na Perspectiva da Educação Contextualizada. O evento que acontece no período 11 até 13 de setembro, na Uneb, nos Campus de Juazeiro, Bahia.

Durante o encontro os interessados em ingressar no mestrado, vão conhecer as linhas de pesquisas do curso. Um das linhas de pesquisa é a temática da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. A Educação Contextualizada é fundamentada na desconstrução do currículo educacional universalista, que desconsidera as particularidades de cada região e dos professores e estudantes.

A debate da Convivência com Semiárido tem como proposta respeitar as características da região, potencializando suas riquezas, além de considerar as especificidades culturais, econômicas, sociais, ambientais e educacionais do Semiárido. O debate da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, dentro da universidade, fortalece a construção de um olhar crítico e transformador do contexto ao qual região Semiárida está inserida.

Para geógrafa Luzineide Dourado Carvalho, e coordenadora do projeto Núcleo de pesquisa e extensão de educação contextualizada para convivência com o semiárido (NEPEC), a conquista do mestrado é resultado de todo um trabalho de anos da universidade e de outros atores, que lutaram pela educação contextualizada. Ela acredita que a importância desse mestrado é formar profissionais com um currículo, atendo as particularidades da região. Além de conscientizar que “o semiárido não é só rural, mas também urbano”, enfatizou Luzineide.

As inscrições do mestrado serão realizadas no período de 16 de setembro de 2013 a 04 de outubro de 2013. A primeira turma do curso vai ingressar na Universidade em 2014, após passar pelas cinco etapas do processo seletivo, conforme consta no edital do PPGESA.

Por: Gisele Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário