quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Caatinga: Um bioma tipicamente brasileiro


Conhecer melhor a realidade local, as práticas de convivência com o semiárido e agricultura familiar, são alguns dos assuntos abordados durante os encontros realizados no Centro Territorial de Educação Profissional do São Francisco – CETEP/SF, em Juazeiro. A parceria firmada entre a escola e o Instituto Regional de Pequena Agropecuária Apropriada, IRPAA, vai apresentar para os 40 alunos inscritos e os cinco professores, como podemos conviver na caatinga.

Serão sete encontros, o primeiro deles aconteceu dia 14 de setembro, onde foi explanado sobre o histórico do bioma brasileiro. Profissionais que trabalham no IRPAA vão até a instituição quinzenalmente para ampliar a discussão. O diretor do CETEP/SF, Adoniram Martins, aponta o contexto em que vivemos e como esse tipo de ação pode modificar a percepção dos participantes do curso de formação: “É como se fosse um contraponto do que é visto na matriz curricular que quase tudo fica voltado para o agronegócio, pra agricultura irrigada e esquecemos que estamos inseridos no semiárido, uma realidade que está sendo esquecida.”, completa.


Ainda segundo o diretor, a matriz curricular que a escola segue não contempla a realidade onde vivem, dessa forma se viu necessidade de fazer com que os estudantes tivessem uma formação diferenciada. Para a colaboradora do IRPAA, Edineuza Souza, esse tipo de ação vai contribuir para que os alunos conheçam os projetos desenvolvidos na região, como o da agricultura familiar. “Essa é uma questão de direito, que mostra os diversos caminhos, para que esses estudantes não saiam de lá apenas com essa visão fechada, de uma única via, mas que eles possam ter a oportunidade de escolha.”, afirma a colaboradora.


Adoniram Martins pontua ainda, que essa ação é experimental, mas em 2014 se pensa em realizar a atividade durante todo o ano letivo. Diferente do que acontece agora, a turma de docentes e o corpo estudantil seriam divididos. Os sete encontros vão seguir até o final do ano, este sábado, 5, colaboradores do Eixo Água, do IRPAA, vão abordar temáticas relacionadas como clima e recursos hídricos. 

Por: Ana Carla Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário