quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O ensino a distância ganha destaque entre os brasileiros

Seja por causa do trabalho, pela falta de tempo, ou por inúmeras atividades que as pessoas exercem, é que o ensino a distancia tem ganhado espaço no cotidiano dos brasileiros. O Ministério da Educação (MEC) divulgou uma pesquisa que aponta um crescimento no número de estudantes que optam pela modalidade, entre 2011 e 2012, houve um aumento de 12,2% nas matrículas das faculdades que dispõe dessa metodologia. 

O diretor de uma unidade de ensino a distância de Petrolina, Carlos Haroldo de Andrade, comentou sobre o acréscimo no número de estudantes desde que a instituição foi instalada na cidade, “quando implantamos a faculdade aqui, nós tínhamos 33 alunos, hoje temos 2 mil e a expectativa para o ano que vem é de 3 mil estudantes”. Carlos Haroldo acredita que esse avanço é decorrente da flexibilidade que o ensino a distancia traz para os estudantes “na plataforma online, é possível participar de fóruns pela internet, bibliotecas virtuais, essas ferramentas auxiliam para o desenvolvimento do curso”, ressalta. 

Ciências Contábeis é a 4º graduação com o maior número de estudantes, são 313.042 educandos espalhados pelo Brasil. Carlos Rodrigo Ribeiro faz parte desse núcleo, ele cursa o 4º semestre numa instituição de ensino a distância, o estudante aborda o porquê de ter escolhido essa modalidade, “eu tenho um emprego, então com a faculdade a distancia, foi possível conciliar as duas atividades”, pontua. No Brasil, a maioria dos estudantes optam pelo curso de administração (833.042), seguido de direito (737.271) e pedagogia (602.998). 

Carlos Haroldo comentou sobre a visibilidade que o EAD tem conquistado ao longo do tempo “o ensino a distancia é uma quebra de paradigma, pois a população estava acostumada com o ensino presencial”. Desse modo, a modalidade a distancia traz uma nova configuração no cenário da educação, permitindo que os estudantes optem pela modalidade que mais se adéqua ao seu cotidiano. 

Por: Ana Marina Caldeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário