quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Uma educação através dos traços poéticos e musicais


A cada dia a educação vem sendo desenvolvida em muitos campos sociológicos. Embora muitos destes sejam precários, muitos educadores, pensadores, e pessoas que desejam fazer um ensino diferenciado, buscam de todos os modos progressos para essa educação.

Na tentativa de buscar melhorias, muitos projetos são desenvolvidos para criar uma aproximação entre crianças e adolescentes de baixa renda. Nesses casos podemos perceber a grande precariedade de informação, contribuindo cada vez mais para uma visão preconceituosa sobre as periferias brasileiras. 

Nesse cenário pautado de forma negativa, somos acostumados a ver diariamente muitas tragédias. Por outro lado, podemos enxergar ganhos e avanços nesses espaços, que são ricos em identidade cultural.

Grupo Norte BA Crew/ Foto: Arquivo Euri Mania

Prestes a completar quatro anos o projeto “Batalha da Norte”, vem desenvolvendo na região, atividades que refletem no cotiando e realidade das pessoas através das letras do hip hop. O grupo também chamado de “Norte BA Crew”, é formado por mais 30 participantes, entre crianças, jovens e adultos. A pouco mais de seis meses, decidiram realizar batalhas de hip hop. Essas batalhas acontecem no segundo sábado do mês na Lagoa de Calú, e no último sábado em um bairro periférico.

Na busca de melhorias, e com o objetivo de novas conquistas, o grupo juntou forças com o movimento Levante Popular da Juventude. O objetivo do projeto é construir vínculos através do hip hop e do grafite, englobando a juventude periférica, mostrando outro contexto através das músicas. 

Para um dos fundadores, que além de MC é educador, grafiteiro e B- Boy, Euri Mania, o preconceito é muito visível por ser algo novo na região. “Primeiro, é um movimento com a maioria negra e pobre. Estamos mostrando na prática que o hip hop é revolução, e que fazemos tudo para melhorar a vida de quem se adere a ele!” 



Grupo Norte BA Crew/ Foto: Arquivo Euri Mania
O grupo “Norte BA Crew” está finalizando um projeto para criar uma Associação para cuidar de interesses de crescimento para o grupo. Além disso, trabalham na ideia de desenvolverem atividades com fins lucrativos para que o grupo possa se manter do hip hop. “Eu vivo a cultura Hip Hop”, finaliza Euri Mania.


Por: Adriane Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário