Em uma conversa descontraída o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, iniciou ontem (03) o projeto piloto de Educomunicação na Escola Família Agrícola de Sobradinho/BA – EFAS. O projeto tem como intuito usar os meios de comunicação em parceria com a educação, para contribuir na formação crítica dos estudantes da EFAS, além de estimular o debate da comunicação como direito do ser humano.
A EFAS tem no seu curriculum escolar as disciplinas regulares e
disciplinas voltadas para a realidade rural. Trabalha ainda, com a pedagogia de alternância, onde os educandos intercalam períodos de quinze dias em casa e
quinze dias na instituição de ensino. Dessa forma os estudantes podem trocar os
conhecimentos adquiridos na escola com as práticas utilizadas nas suas
comunidades.
O
projeto vai ser desenvolvido a partir de cinco oficinas, que acontecerão todas
as quintas-feiras, no período de outubro à dezembro de 2013. As oficinas
abordarão temáticas como: rádios comunitárias, comerciais, educativas, além da
programação, linguagem radiofônica e outros assuntos. Nesse primeiro encontro,
foi discutido sobre o que os estudantes compreendem como comunicação, o que é educomunicação?
Também foi apresentado um breve histórico sobre a comunicação, desde a pré-
histórica até a era digital.
Participaram
da oficina os estudantes, monitores e a diretora da escola. Os vinte e dois
estudantes comentaram sobre os veículos de comunicação existentes nas suas
comunidades e quais informações são vinculadas neles. A estudante Giselma de
Castro comenta que a rádio de sua comunidade, Piçarrão, em Sento- Sé, aborda assuntos
como a falta d’ água, eventos religiosos e festejos da comunidade.
A
oficina foi mediada pelos integrantes do Fórum, Juliano Ferreira e Álvaro
Luis. Para Juliano, os estudantes já possuem
uma leitura crítica da mídia. Segundo os mediadores do debate, os educandos
responderam de forma positiva as provocações feitas durante a oficina. A
primeira etapa do projeto será finalizada com a produção de uma peça ou
programa radiofônico, realizado pelos estudantes da EFAS.
Por: Gisele Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário