sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Educomunicação como ferramenta de transformação social


Em uma conversa descontraída o Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco, iniciou ontem (03) o projeto piloto de Educomunicação na Escola Família Agrícola de Sobradinho/BA – EFAS. O projeto tem como intuito usar os meios de comunicação em parceria com a educação, para contribuir na formação crítica dos estudantes da EFAS, além de estimular o debate da comunicação como direito do ser humano.

A EFAS tem no seu curriculum escolar as disciplinas regulares e disciplinas voltadas para a realidade rural. Trabalha ainda, com a pedagogia de alternância, onde os educandos intercalam períodos de quinze dias em casa e quinze dias na instituição de ensino. Dessa forma os estudantes podem trocar os conhecimentos adquiridos na escola com as práticas utilizadas nas suas comunidades.

O projeto vai ser desenvolvido a partir de cinco oficinas, que acontecerão todas as quintas-feiras, no período de outubro à dezembro de 2013. As oficinas abordarão temáticas como: rádios comunitárias, comerciais, educativas, além da programação, linguagem radiofônica e outros assuntos. Nesse primeiro encontro, foi discutido sobre o que os estudantes compreendem como comunicação, o que é educomunicação? Também foi apresentado um breve histórico sobre a comunicação, desde a pré- histórica até a era digital.

Participaram da oficina os estudantes, monitores e a diretora da escola. Os vinte e dois estudantes comentaram sobre os veículos de comunicação existentes nas suas comunidades e quais informações são vinculadas neles. A estudante Giselma de Castro comenta que a rádio de sua comunidade, Piçarrão, em Sento- Sé, aborda assuntos como a falta d’ água, eventos religiosos e festejos da comunidade. 

A oficina foi mediada pelos integrantes do Fórum, Juliano Ferreira e Álvaro Luis.  Para Juliano, os estudantes já possuem uma leitura crítica da mídia. Segundo os mediadores do debate, os educandos responderam de forma positiva as provocações feitas durante a oficina. A primeira etapa do projeto será finalizada com a produção de uma peça ou programa radiofônico, realizado pelos estudantes da EFAS.

Por: Gisele Ramos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário