quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Primeira revista de comunicação da Uneb é lançada no Ecovale



A Universidade do Estado da Bahia, DCH III em Juazeiro, comemora 10 anos do curso de Comunicação Social – Jornalismo em Multimeios. E para comemorar tal data, lança a primeira revista de comunicação retratando o sertão no III Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco (EcoVale) que acontece entre os dias 15 a 18 de outubro. 

Quando pensamos em sertão, logo direcionamos nossos pensamentos ao nordeste brasileiro. Porém, muitos poucos sabem que esse “sertão” denominado como lugar afastado e pobre não apenas se materializa em nosso país. Muitos pesquisadores, estudiosos encontram nessa região pontos que interligam uma nova maneira de educação no Sertão.

Foto: Juliana Magalhães
A revista intitulada ComSertões é uma maneira de articular a comunicação com a grande diversidade do sertão, contribuindo e contemplando seus diversos cenários de estudo. O objetivo do boletim é colocar em pauta os distintos campos teóricos a serem explorados, através de pesquisas cientificas, retirando os estereótipos que frequentemente podem ser visto de forma complexa e errônea perante os outros estados e países a fora. 

O projeto é uma idealização da professora Gislene Moreira, discente da UNEB, que sentiu a necessidade de mostrar que no interior também se produz conhecimento de qualidade. Na primeira edição, artigos de outras Universidades na Bahia, Pernambuco, Piauí foram publicadas. No conselho editorial da revista encontram-se grandes mestres de polo referencial como: Ismar de Oliveira (USP), Maria Immacolata Lopes (USP), Cicilia Peruzzo (UMESP) entre outros. A revista ainda conta com uma entrevista inédita com o pioneiro nos estudos da América Latina Juan Diaz Bordenave, que faleceu em novembro de 2012. 

O estagiário da revista Paulo Pedroza, comenta que o boletim serve como vitrine para mostrar o conhecimento cientifico do curso. E afirma que deseja grandes resultados para o futuro. “Não tenho dúvidas que aos poucos a ComSertões vai conquistar um espaço cada vez maior no meio científico. Dedicação e esforço da nossa parte não irão faltar”. 

A próxima edição da ComSertões será em março de 2014 em uma versão online. Os alunos interessados em publicar seus trabalhos na revista deverão enviar para o endereço revistacomsertoes@gmail.com. É necessário que o aluno tenha a orientação de um professor.

Por: Adriane Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário