terça-feira, 1 de outubro de 2013

Uma prática corporal e psíquica


Foto: Arquivo CorpoÉtica
O Yoga é um exercício de autodescoberta do ser humano e o entendimento de seu lugar na ordem das coisas. Usando técnicas respiratórias, de meditação e relaxamento, faz o desenvolvimento espiritual do indivíduo através do estímulo dos sentidos, sem quaisquer amarras dogmáticas ou religiosas.

Foto: Arquivo CorpoÉtica

O professor João José, coordena o CorpoÉtica, projeto de Pesquisa e Extensão relacionado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB).



Como descrito pelo professor, o CorpoÉtica se apresenta em três faces. A primeira é interna, dedicada aos alunos e funcionários do Departamento de Ciências Humanas do Campus III. Eles se reúnem nas noites de quartas-feiras, e através dos exercícios de Yoga e da discussão de leituras relacionada desenvolvem a percepção e o conhecimento do próprio corpo.



As outras faces do projeto são voltadas ao público externo à universidade e tem a preocupação de aplicar a produção acadêmica à comunidade. A segunda fase do CorpoÉtica é desenvolvida por meio de um grupo de estudos e pesquisa em atuação conjunta com o Centro de Terapias Naturais Gianni Bande. A instituição promove tratamentos naturais e atividades comunitárias com moradores de bairros periféricos de Juazeiro.


Foto: Arquivo CorpoÉtica

Com os resultados da sua investigação etnográfica sobre as práticas do Centro, uma vez por mês o grupo acadêmico promove um encontro em que desenvolvem vivências sobre saúde e bem-estar com as pessoas atendidas ali, usando os métodos alternativos do lugar associadas com as práticas do Yoga e promovendo palestras e círculos de conversa com o tema saúde pública.

O terceiro momento do projeto é destinado às escolas, com foco na melhoria do aprendizado dos alunos da rede pública. O Yoga tem um arsenal de técnicas que auxiliam na concentração, autoconfiança e apreensão de informação, todas essas desejáveis para o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes. Nesta vertente, o professor João já organizou um primeiro encontro em uma creche, com destaque para os professores e funcionários, e planeja a próxima ação envolvendo estudantes de ensino médio e fundamental.


Por: Cátia Lopes

Um comentário:

  1. Achei o texto perfeito, gostei tbm dos métodos de destinar o Yoga à parte da periferia de Juazeiro isso é um gesto muito bonito e importante para todos principalmente para os adolescentes. Vocês estão de parabéns !!

    ResponderExcluir